quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Palestra - oficina plantas medicinais, condimentares e aromáticas


No dia 7 de junho de 2013, foi realizada na Escola Venina Palma com o apoio do Pibid, a palestra sobre plantas medicinais, condimentares e aromáticas ministrada pela acadêmica Caroline.
O mesmo evento foi realizado também no Colégio Três Mártires e ministrada pela acadêmica Roberta. Ambas as palestras tiveram a finalidade de aproximar os conhecimentos populares dos científicos e ampliar os horizontes de informações sobre as espécies comumente utilizadas como medicinais, condimentares e aromáticas pela comunidade escolar.

Acadêmica Caroline ministrando a palestra aos estudantes da escola Venina Palma

Palestra com estudantes do Colégio Três Mártires ministrada pela acadêmica Roberta


Nesse evento também foi realizado uma oficina nas duas escolas com o objetivo de divulgar o conhecimento sobre as espécies de plantas nativas e exóticas com potencial medicinal e destacar sobre a importância do cultivo em hortas escolares.
Na oficina prática abordaram-se também características gerais, princípios ativos, usos e indicações, identificação, comparação e diferenciação entre as plantas de interesse medicinal.

           Oficina de identificação de plantas medicinais com estudantes do ensino fundamental

Palestra SAMU



Realizou-se no mês de junho de 2013 uma palestra com o SAMU sobre primeiros socorros com estudantes da 7ª série. A atividade foi realizada como proposta integrante à Feira de Ciências na Escola Venina Palma e foi orientada pela bolsista Michele, onde os estudantes puderam melhor conhecer os primeiros socorros básicos em casos de acidentes. 

 Estudantes na palestra.

Aluno participando da demonstração de primeiros socorros.

Confecção de cartazes




Na Feira de Ciências da Escola Estadual Venina Palma e no Colégio Estadual Três Mártires, os pibidianos orientaram a produção de vários cartazes para demostrar os temas que estavam sendo abordados na Feira. 
Os cartazes foram confeccionados de forma a facilitar a contextualização dos assuntos e auxiliar os estudantes do ensino fundamental a apresentarem seus trabalhos ao públicos escolar visitante.






Brinquedoteca



Em uma proposta inovadora de uma Feira de Ciências na escola Venina Palma, as pibidianas Joice e Carine e a professora supervisora orientaram a confecção de vários brinquedos nas turmas da 5ª e 6ª séries. Para efetivar essa fabricação ocorreram encontros semanais no turno oposto às aulas onde os brinquedos foram produzidos com materiais como garrafas pets, caixas de leite.. A atividade serviu para de uma maneira diferenciada contextualizar a importância da reciclagem aos estudantes oportunizando um espaço para que o professor pudesse aperfeiçoar técnicas de reciclagem e também estimular o pensamento criativo, o desenvolvimento social e emocional de seus alunos.


Robô confeccionado por estudantes com garrafas pet, retalhos e caixas de leite.

Confecção de jogos didáticos



A elaboração de jogos didáticos na docência pode intensificar o perfil do docente preocupado no aprendizado dos alunos e propiciar condições para a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de reflexões e habilidades nos estudantes.
Diante disso, os pibidianos Geovane, Stéfani, Regiane, Joice, Rafaela, Chantele e Michele desenvolveram várias modalidades de jogos didáticos para auxiliar os professores da escola Venina Palma e Colégio Três Mártires a transpor mais facilmente os conteúdos das áreas das Ciências.


Representação dos jogos didáticos dorminhoco, bingo e jogo da memória confeccionados pelos bolsistas.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

IV Seminário PIBID-UFSM


No último dia 09 do mês de dezembro de 2013, os bolsistas do PIBID Ciências Biológicas/CESNORS juntamente com a professora coordenadora e supervisores participaram do IV seminário PIBID/UFSM. O evento envolveu todos os PIBIDs da UFSM e discutiu as contribuições do projeto na ação docente. 

Grupo PIBID-Biologia com seus coordenadores e supervisores.

HORTA MEDICINAL EM ESPAÇOS ESCOLARES


Considerando a perspectiva de integração do projeto PIBID, os pibidianos Stefani, Regiane e Geovane com o apoio da acadêmica Roberta realizaram uma horta medicinal escolar para aproximar o conhecimento das espécies comumente utilizadas como medicinais, condimentares e aromáticas pelos alunos na comunidade.
A atividade foi realizada com estudantes da 8ª série da Escola Estadual Venina Palma no mês de outubro de 2013 com o apoio da supervisora Adriane. 


Estudantes da 8ª série realizando o plantio de espécies medicinais, condimentares e aromáticas.



Alunos juntamente com os bolsistas do pibid Stéfani, Regiane e Geovane com a acadêmica voluntária Roberta e a professora supervisora Adriane após a conclusão da horta.