segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ESCOLA VENINA PALMA - VISITA A UNIVERSIDADE: CONHECENDO EXEMPLARES DE FUNGOS E LÍQUENS.


        Escola Venina Palma - Visita a universidade: conhecendo exemplares de fungos e líquens.
              No dia 24 de novembro de 2015, a pibidiana Mônica dos Santos Fritch, juntamente com a professora titular Adriane Gutler Paim e a vice-diretora Fabiana Scalei, acompanharam os alunos das turmas de 6º ano da escola Venina Palma, até a Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, para uma visita ao laboratório de lupas. Nessa oportunidade, os alunos assistiram a uma aula sobre fungos, com a técnica de laboratório Viviane Garcia e uma aula sobre Líquens, com a professora Patrícia Jungbluth. Foi uma atividade muito proveitosa e encantadora para os alunos, que ficaram querendo regressar mais vezes a esse local. Agradecemos a toda equipe pela acolhida e a Prefeitura Municipal, por conceder o ônibus para transporte dos alunos.





MANUTENÇÃO DO JARDIM - ESCOLA VILA VELHA


No dia 03 de dezembro, realizou-se a manutenção do jardim com plantio de novas mudas de flores, visto que algumas foram destruídas pela chuva e outras não se desenvolveram.












PROJETO ORNAMENTAÇÃO (JARDIM) - ESCOLA VILA VELHA


No início do segundo semestre do ano, o grupo PIBID - Vila Velha pensou em realizar a ornamentação da escola, partindo do desenvolvimento de um jardim na lateral da mesma, visto que o ambiente estava sendo alvo de lixo pelos educandos. A atividade demorou a ter início, pois o local precisava ser limpo. Então, a equipe diretiva da escola conseguiu promover a limpeza do local para ser feito o jardim. 
O trabalho começou com a arrecadação de pneus e pedras, cujos dias de atividade foram aleatórios, de acordo com a disponibilidade da empresa que veio a doar as pedras (Inducalca) e conforme o grupo ia recebendo informações dos locais onde poderiam encontrar pneus.
Após, começou-se a lavagem dos pneus, recorte e pintura; arrecadação de terra e organização do jardim. Essas atividades foram realizadas nos dias 15/09 manhã e tarde, 16/09 tarde, 17/09 manhã e noite, 08/10 manhã, 29/10 manhã, 03/11 manhã e tarde, 05/11 manhã e tarde, 13/11 tarde. 
O desenvolver do jardim até a conclusão encontram-se resumidos no vídeo abaixo.


OFICINA DE HORTA SUSTENTÁVEL - ESCOLA VILA VELHA

No dia 04/12, no período da manhã, as bolsistas realizaram uma oficina (em parceria com o Movimento Sepé Tiaraju) de horta sustentável na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Neenguiru. A atividade foi realizada com uma turma do 6º ano, com a finalidade de alertar os alunos aos problemas ambientais que estão acontecendo devido ao acúmulo de lixo em muitas regiões. Além disso, buscou-se estimular uma alimentação saudável e demonstrar que é possível cultivar hortaliças em materiais reutilizados e ocupando pouco espaço em casa. 









Bolsistas e alunos no final da oficina.









TRILHA SENSITIVA - ESCOLA VILA VELHA


Nos dias 19 (manhã) e 20 (manhã e tarde) de novembro, foi realizada na escola a I Mostra Artística e Cultural, onde o grupo PIBID Vila Velha desenvolveu uma trilha sensitiva para os alunos. A trilha foi organizada dentro de uma sala de aula e possuía 4 estações: Estação do Paladar, Estação do Olfato, Estação do Tato e Estação Mista. Desde o princípio, os alunos eram instigados pelo som que havia dentro da sala.
Cada bolsista carregava um aluno para o passeio na trilha. Assim que o aluno entrava na sala, era vendado e tinha uma rápida conversa com a sua bolsista responsável sobre os sentidos do corpo humano. Então, os alunos passavam por cada estação e aguçavam seus sentidos.




Alunos esperando pela Trilha Sensitiva no dia 20/11 - tarde.















VASO 7 ERVAS - ESCOLA VILA VELHA


No dia 23 de novembro, foram feitos dois vasos 7 ervas na escola. Essa atividade está vinculada com o projeto de ornamentação que vem sendo desenvolvido pelas bolsistas. Os vasos são feitos de pneus organizados para se assemelharem com xícaras. 
Inicialmente, as bolsistas conversaram com os educandos sobre as crenças e ideias místicas relacionadas ao vaso 7 ervas e, após, desenvolveu-se o plantio de mudas. Os vasos encontram-se no interior da escola.


















domingo, 6 de dezembro de 2015

Oficina sobre Sistema Digestório - Escola Venina Palma

              Para encerrar o conteúdo sobre sistema digestório, realizou-se uma oficina com os alunos das turma 81 e 82. Os alunos dividiram-se em grupos para confecção de cartazes que poderiam ser feitos de acordo com a criatividade de cada um. Foram oferecidos diferente materiais para tal confecção, como EVA, canetinhas, TNT, cartolina, lápis de cor, colas e canetas. Pode-se perceber uma grande integração entre os alunos e também a habilidade dos estudantes na realização de belos desenhos. Os estudantes conseguiram atingir o objetivo do trabalho, assimilando o conhecimento já adquirido em sala de aula. 
 






Aula de reforço sobre o Sistema Digestório - Escola Venina Palma

             Realizou-se uma aula de reforço sobre o sistema digestório, contemplando as turmas 81 e 82, afim de revisar o conteúdo já estudado em sala de aula pelo professor regente. A aula ocorreu em dois momentos, o primeiro deles com o auxilio de slides para que os alunos revisaram o assunto, e o segundo com a aplicação de jogos didáticos, onde os alunos colocaram em prática o que foi aprendido. Observou-se que a utilização de jogos didáticos é de extrema importância para o aprendizado dos alunos, facilitando a compreensão e assimilação dos conteúdos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Entrega dos prêmios para os alunos que participaram das oficinas PIBID

Aconteceu no dia 24 de novembro uma programação especial com as turmas dos 6°, 7° e 8° anos, no turno da manhã da E. E. E. B. Palmeira das Missões, onde ocorreu a entrega da premiação para os educandos com maior frequência nas oficinas do PIBID. As bolsistas juntamente com o Diretor da Escola, premiaram os alunos para que estes continuem a participar do programa.

O controle para saber quem mais participou das atividades, é através de adesivos que são entregues aos alunos, ao fim das atividades. Os mesmos, colam em uma cartela que é avaliada ao final do ano.