domingo, 10 de maio de 2015

Educação Ambiental na Escola Polivalente

O mês de Maio, além de outras atividades, está voltado para a temática Educação Ambiental. Realizou-se uma palestra sobre o tema específico água, abordando pontos como: economia de água, separação correta do lixo, 3 R's e a importância de cuidar do meio ambiente. As turmas participantes foram os 7º anos (71 e 72).



Em outro momento, ocorreu outra palestra, dentro da mesma temática, com o tema específico lixo, abordando pontos como: problemas ambientais atuais, reciclagem e importância de preservar. As turmas participantes foram os 9º anos (91 e 92).


Aproveitando a temática trabalhada, o grupo PIBID da Escola Polivalente, realizou uma prática educativa com as turmas (8º e 9º), que ocorreu com o objetivo de despertar a consciência ambiental. 
Foram recortadas figuras de jornais e revistas de uma série de itens como: Pneus usados, garrafas pets vazias, cascas de frutas, restos de comidas, pilhas de rádio, CPUs de computadores usados, celulares velhos, latinhas de refrigerante, entre outros. Esses recortes foram distribuídos entre os grupos formados no laboratório de Ciências. Foram colocadas 4 cartolinas com a seguintes frases: 


Cada grupo pegou as figuras e colou-as numa das cartolinas, dando um destino ao lixo. 
Depois que todos fizeram isso,  virou-se as cartolinas e atrás de cada uma, tinha uma mensagem de reflexão sobre o DESTINO QUE OS ALUNOS DERAM AO LIXO: 



  • ATEAR FOGO: opção ruim. Com isso, polui-se o ar. 
  • ENVIAR PARA O LIXÃO MUNICIPAL: tem certeza que não há reaproveitamento para esse item? Que ele não é reciclável? 
  • RECICLAGEM: é mesmo possível reciclar este item? Existe mercado para esse produto reciclado? 
  • COMPOSTAGEM: você tem conhecimento desta técnica de compostagem? 
    • Ao final, foram discutidos com os alunos se o destino que eles estavam dando ao lixo estava correto.
Então, como forma de concretizar essas ações, foram feitas lixeiras, em forma de MINIONS, que foram distribuídas no espaço interno da escola.