Durante os meses de Maio e Junho, os alunos dos 8ºs anos trabalharam com o projeto envolvendo a célula animal, sendo ministradas por todos os bolsistas no decorrer deste tempo. O projeto teve o propósito de confeccionar os mais variados tipos de atividades didáticas para trabalhar com os alunos sobre o mesmo assunto. Além de ensinar os alunos sobre o assunto, os bolsistas também se envolveram confeccionando os jogos e questões para serem utilizadas, trabalhando com as mais diversas possibilidades que um conteúdo pode trazer.
A primeira etapa das atividades foi feita com um breve embasamento teórico para os alunos, pois o assunto abordado já havia sido trabalhado em sala de aula, trabalhando as características da célula animal e suas organelas. Após, foi aplicado um jogo da memória (disponível aqui: https://drive.google.com/open?id=0B6aWqErelxWkMjc4ZnR2VlJTQ0U para download), para fixar o conteúdo e posteriormente questões em powerpoint para testar os conhecimentos sobre o assunto, sendo que para responder eles tinham apenas um minuto.
Alunos do oitavo ano jogando o jogo da memória da citologia. |
Na segunda etapa, como modo de reutilizar materiais recicláveis os alunos confeccionaram modelos de células animais em papelão, pintando cada organela e identificando-a por meio de legenda. Essa atividade fez com que eles relembrassem as funções de cada organela para conseguir colocá-la no lugar correto e até mesmo sua quantidade e simetria dentro na célula.
Alunos do oitavo ano confeccionando uma célula animal utilizando papelão.
Célula animal confeccionada pelos alunos do oitavo ano. |
Célula animal confeccionada pelos alunos do oitavo ano. |
Na terceira etapa, foi aplicada um jogo de tabuleiro (disponível aqui para download), denominado ‘‘Citogame’’. Para ganhar o jogo era necessário conquistar o maior número de organelas possíveis, sendo que para cada uma delas havia uma pontuação diferenciada e para consegui-la o jogador precisava responder corretamente uma questão referente à citologia. Um ponto chave do jogo era de que quando parassem na casa ‘‘raio x’’ ficavam com pontuação negativa e se caíssem em todas as casas com esse mesmo efeito a célula morria e tinha que recomeçar o jogo. Isso mostrou à eles como a radiação interage com os átomos presentes nas células e isso pode causar alterações funcionais e variações morfológicas.
Alunos de oitavo ano jogando o Citogame. |
Para finalizar o projeto, os alunos fizeram uma aula prática para observação de células animal e vegetal no laboratório de microscopia da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões.