Durante os meses de agosto e setembro, os
alunos dos oitavos anos desempenharam um projeto sobre o índice de massa
corporal (IMC). O objetivo deste trabalho foi preparar os alunos para
desenvolverem atividades de caráter científico, englobando diversas áreas, como
ciências, português, matemática, informática e conhecimentos gerais. Cada
turma (81, 82 e 83) ficou com um subprojeto do tema central.
Os alunos da turma 81 ficaram encarregados
de analisar o IMC, ou seja, calcular a altura e o peso dos alunos de algumas
turmas do ensino médio da escola. Para iniciar as atividades a nutricionista
Cinara Camara e a acadêmica de nutrição Juliane Pereira ministraram uma
palestra sobre a importância da alimentação saudável. Após, os bolsistas PIBID
Lynara e Matheus explicaram o que é o IMC e a sua importância. Em turno oposto,
os alunos divididos em grupos fizeram a pesquisa dos dados, anotando o peso e a
altura dos alunos participantes da pesquisa. Por questões éticas não foram
revelados os alunos examinados e a que turmas os mesmos pertenciam. Com isso os
alunos aprenderam a importância de participar de pesquisas, pois o número de
pessoas que se recusaram a participar foi surpreendente para eles. Para a
realização dos cálculos matemáticos os bolsistas PIBID ensinaram os alunos a
montar a fórmula no Excel e após montar os gráficos. Para finalizar os alunos
foram orientados a escrever uma discussão dos resultados encontrados e
apresentar para os colegas.
Nutricionistas palestrando sobre
a importância da alimentação saudável.
Alunos da turma 81 coletando
dados para calcular o IMC dos alunos de
Ensino Médio.
Bolsistas auxiliando os alunos a calcular o IMC diretamente no programa
Excel.
Alunos da turma 81 tabulando os
dados.